• Marketing DLG

Principais documentos para preenchimento da declaração de imposto de renda


O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda de 2015 se encerra no dia 30 de abril.

Para aqueles que ainda não finalizaram sua declaração, a Diligence Consult elaborou uma lista básica com as principais informações necessárias para o preenchimento:

1 – Declaração do ano anterior

Será utilizada para preenchimento dos saldos de 2013. Caso tenha cópia de segurança da declaração anterior, poderá importar para o programa da Receita Federal, diminuindo o trabalho de digitação.

2 – Documentação referente a movimentação patrimonial do ano

Contrato de compra ou venda de imóveis, compra e venda de carros, e outros bens (obras de arte, joias de alto valor, etc).

3 – Informes de rendimento

Todos os informes que foram recebidos de empresas, bancos, INSS, previdência privada, investimentos, alugueis, etc. Se sentir falta de algum informe, entre em contato com quem não te forneceu. O prazo para envio foi até o final de fevereiro.

4 – Comprovantes de despesas para dedução

Principalmente despesas relativas a saúde e educação.

5 – Outras informações relevantes

Dependentes (nome e CPF), recibos de alugueis pagos, comprovantes de doações e heranças, pagamentos de pensão, DARFs pagos, dívidas pagas ou contraídas, INSS de empregada doméstica, dinheiro em espécie, operações de renda variável, cálculo de ganho ou perda de capital, entre outras.

Lembre-se: você mesmo pode efetuar o preenchimento e entrega de sua declaração. Caso tenha realizado operações complexas durante o ano, ou tenha alguma dúvida, pode então ser prudente a contratação de um profissional especializado.


0 visualização

Rua Doutor Borman, 23, sala 1017 - CEP: 24.020-320 - Centro - Niterói/RJ - Telefone: (21) 2620-2886 - E-mail: contato@dlgconsult.com - CRC:RJ-005484/O-4