Lucro Presumido: Regime de Caixa ou Competência

3 minutos para ler

É melhor optar pelo Lucro Presumido Caixa ou Competência?

Na maioria dos casos a melhor opção é o regime de caixa, que irá beneficiar o fluxo de caixa da empresa e diminuir a necessidade de capital de giro do negócio.

O Lucro Presumido

No Lucro Presumido, caixa ou competência, são as opções de regime que você pode escolher para o seu negócio.

O Presumido é bastante utilizado por empresas que não podem optar pelo Simples Nacional ou para as quais o Simples não é vantajoso.

Essa forma de tributação é assim chamada pois para calcular o lucro que será tributado pela empresa, utilizamos uma presunção do resultado com base no faturamento.

Em outras palavras, ao invés de apurar o lucro de fato do negócio no período, utilizamos uma margem de lucro presumida, conforme orientação da Receita Federal, e com base nesse valor, pagamos os tributos da pessoa jurídica.

Essa margem é geralmente de 32% para empresas prestadoras de serviços e de 8% para outras atividades, sendo que algumas possuem percentual de presunção específico, como revenda de combustível que é 1,6% e serviços hospitalares que é de 8%.

Essa opção tributária geralmente é tomada por empresas que possuem uma margem de lucro alta em seu negócio, superior a margem presumida pela RFB.

Dentro dessa modalidade, é possível também escolher o regime de caixa ou de competência para apuração do tributo devido.

Lucro Presumido: Regime de Competência

No regime de competência, os valores são oferecidos à tributação, no momento em que o serviço é prestado ou o produto vendido.

Ou seja, independente do pagamento do cliente, a empresa paga seus impostos.

A vantagem de optar pelo regime de competência é a facilidade na apuração dos tributos, que terão como base a emissão das notas fiscais do período.

A facilidade diminui o custo da apuração.

O regime é recomendado para empresas que recebem de seus clientes no mesmo mês em que prestam seus serviços ou realizam suas vendas, e que possuem um índice de inadimplência nulo ou muito baixo.

Lucro Presumido: Regime de Caixa

Na apuração do Lucro Presumido Regime de Caixa, os valores são oferecidos à tributação apenas quando são de fato pagos pelos clientes.

Optar pelo regime de caixa é benéfico para a maioria das empresas, pois elimina o risco de pagar o tributo antes do efetivo recebimento do dinheiro, o que prejudicará o fluxo de caixa do negócio.

Muitas empresas são tributadas pelo regime de competência, simplesmente pela facilidade de apuração, sem levar em conta as vantagens de utilização do regime de caixa para o seu fluxo de caixa e saúde financeira do empreendimento.

A DLG Consult é um Escritório de Contabilidade preparado para atender a sua empresa do Lucro Presumido Caixa ou Competência. Entre em contato e solicite um orçamento.

Posts relacionados

Deixe um comentário