• Marketing DLG

Como fazer Contabilidade Médica em Niterói RJ


Contabilidade Médica em Niterói RJ

Clínicas e consultórios médicos são estabelecimentos que, mesmo prestando um importante serviço à sociedade, são também empresas que devem seguir os mesmos trâmites legais que qualquer outro tipo de negócio. Além disso, devem estar atentos à contabilidade.


Isso quer dizer que os estabelecimentos do setor da medicina devem abrir empresas, obter CNPJ, pagar impostos como os negócios dos demais segmentos de mercado. Precisam ainda pagar contas, controlar as contas a receber e manter outros procedimentos financeiros.


Afinal, se isso não for feito, as suas portas podem fechar, tanto por causa de irregularidades, quanto devido a problemas financeiros. Isso não só vai impactar negativamente a população que faz uso dos seus serviços, como também os seus funcionários.


Em Niterói, cidade vizinha à capital carioca, a grande população demanda atendimento na área da saúde em diferentes especialidades. Já que os serviços públicos nem sempre dão conta do atendimento necessário, cresce o número de clínicas particulares.


Então, você que possui uma clínica, consultório ou outro estabelecimento similar deve saber como fazer contabilidade médica em Niterói RJ. Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, aprender tudo a respeito do tema.


· Como funciona abertura de empresa para médicos

· Tramites legais para abrir consultório ou clínica médica

· O que considerar ao abrir empresa na área da saúde

· Contabilidade para clínicas e consultórios em Niterói RJ

· Como escolher contador para médicos em Niterói RJ


Como funciona abertura de empresa para médicos


Como já mencionado, é necessário que, ao abrir empresa na área da saúde, em Niterói, todos os trâmites legais sejam seguidos à risca. Afinal, não é porque o seu estabelecimento pertence a um ramo de extrema importância que ele está isento dessas obrigações.


A boa notícia é que por pertencer a área da saúde, existem alguns benefícios que o governo concede ao negócio, os chamados incentivos fiscais, os quais veremos mais adiante. De qualquer forma, para obtê-los é preciso ter uma boa contabilidade médica em Niterói RJ.


Além disso, mesmo se tratando de um estabelecimento que, possivelmente, terá muitos clientes, é importante fazer um plano de negócios. Isso faz com que o empreendedor pesquise o mercado no qual deseja atuar e, assim, conheça-o melhor.


Essa medida é fundamental para criar um diferencial de mercado e se sobressair em relação à concorrência. Isso porque, como qualquer outra empresa, é bem possível que você deseje obter lucro, não é mesmo?


Até porque se isso não acontecer, as portas podem não se manter abertas por muito tempo, prejudicando não só s clientes, como funcionários e mesmo fornecedores e demais envolvidos no seu negócio.


Tramites legais para abrir consultório ou clínica médica


Com o plano de negócios em mãos e tendo bem claro o que você precisa para obter sucesso com o seu negócio na área da saúde em Niterói RJ, chega a hora de seguir os trâmites legais. Hoje em dia, tudo ou quase tudo pode ser feito pela internet, facilitando o procedimento.


Confira a seguir o resumo do passo a passo para a abertura de empresa para médicos:


· Ir à a Junta Comercial de Niterói para fazer o registro da sua empresa. Outra opção é acessar o site da RedeSim e, de forma virtual, dar início ao processo de abertura de empresa;


· Fazer a consulta prévia para saber se o endereço onde você deseja instalar a sua clínica ou consultório pode receber esse tipo de estabelecimento e verificar se o nome que pretende dar a sua empresa já não existe;


· Reunir os documentos necessários para a Junta Comercial autorizar a abertura do seu negócio, sendo os mais comuns o Contrato Social ou o Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, o que vai depender da sua pessoa jurídica, o que veremos mais adiante;


· Entregar ainda cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios, quando existirem; requerimento padrão; FCN - Ficha de Cadastro Nacional modelo 1 e 2; e comprovante de pagamento de taxas de DARF para concluir o registro da empresa;


· Solicitar o CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas no site da Receita Federal, sendo que, ao encaminhar abertura de empresa pela RedeSim, o CNPJ é entregue junto com o registro do empreendimento;


· Obter a inscrição municipal, uma vez que o seu estabelecimento é do setor de serviços. Esse documento faz com que você possa emitir, posteriormente, notas fiscais, através da prefeitura de Niterói, que é a instância responsável.


· Licenciamento das atividades, incluindo o alvará de funcionamento, a licença do Corpo de Bombeiros e a autorização da Vigilância Sanitária, sendo que essa última depende dos serviços prestados no estabelecimento de saúde.


Com todos esses documentos em ordem, as portas da sua clínica ou consultório médico já podem abrir. Para saber com mais detalhes os trâmites legais para abertura de empresa em Niterói RJ, clique aqui.


Embora, em tese, esse procedimento burocrático qualquer pessoa possa fazer, sugere-se buscar uma empresa de contabilidade médica em Niterói RJ. Isso porque os contadores são os profissionais que melhor entendem como funciona esse passo a passo.


Com isso, podem ajudar em muito a torná-lo mais simples e rápido. Além disso, mais cedo ou mais tarde, a sua contratação será inevitável. Afinal, ao abrir empresa de pequeno porte ou mesmo microempresa é obrigatória a contratação desse profissional.


Ele também é muito útil para fazer a sua contabilidade médica em Niterói RJ, ainda mais se você quer estar em dia com o fisco e aproveitar os possíveis benefícios fiscais que o seu estabelecimento de saúde pode usufruir.


O que considerar ao abrir empresa na área da saúde


Se você quer ter um consultório médico ou uma clínica médica com outros profissionais da saúde ou mesmo se você não é médico e quer contratar os profissionais necessários saiba que o primeiro passo é legalizar a abertura de empresa.


Para tanto, é preciso definir se terá ou não sócios, pois essa informação é que vai, inicialmente, nortear a escolha do regime jurídico do seu estabelecimento. Quem pretende ter sócios deve constituir uma sociedade limitada, a LTDA.


Isso exige a criação do documento chamado contrato social, onde devem estar todas as informações de como vai funcionar a sociedade. Afinal, todos os sócios podem entrar com um determinado valor para montar a clínica.


Ou pode ter os sócios que entram com dinheiro e outros que entram com a sua força de trabalho. Existem diferentes possibilidades e o que for estipulado deve estar presente no contrato social, bem como será a divisão dos lucros ou dívidas se a sociedade for dissolvida.


Esse aspecto é importante considerar mesmo que a pretensão de todos seja a de ter uma sociedade duradoura. Mas, como funciona em qualquer tipo de contrato, é necessário que todos os sócios estejam em acordo com o combinado.


Por outro lado, se a sua ideia é ter uma empresa na área de saúde sozinho, sem sócios, é possível optar pelos seguintes tipos de regime jurídico:


· EI – Empreendedor Individual


Nesse tipo de regime jurídico, o seu capital pessoal não está separado do capital da sua empresa. Assim, as dívidas do seu negócio são também as suas dívidas pessoais. Isso quer dizer que, em caso de problemas financeiros empresariais, será usado o seu dinheiro pessoal.

Por isso, quem escolhe esse regime jurídico deve estar muito atento não só à contabilidade médica em Niterói RJ como também à contabilidade pessoal e da sua família. Nesse sentido, uma dica valiosa é não ter uma mesma conta para a sua empresa e para você.

Separar as finanças, com duas contas bancárias, é o primeiro passo para evitar problemas financeiros pessoais que afetem a saúde do seu negócio e vice-versa. Afinal, com essa divisa você não corre o risco de gastar mais do que definiu como o seu salário.

Todo o empresário recebe o chamado pró-labore, que é o mesmo que um salário. Esse valor deve estar em acordo com o que você pode receber. Ou seja, não adianta ter um pró-labore alto se isso está fazendo com o que a sua clínica ou consultório fique no vermelho.


· EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada


Diferente do Empreendedor Individual, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada tem separado o seu capital do dinheiro pessoal do empreendedor. Portanto, se houver problemas financeiros com o seu estabelecimento, o seu dinheiro pessoal está protegido.

No entanto, para aderir a esse regime jurídico é preciso ter um capital social de, no mínimo, 100 salários mínimos. Esse capital não precisa ser apenas em dinheiro, podendo ser inclusos os seus bens, como imóveis, veículos e outros, que estejam em seu nome.


· Porte da sua clínica ou consultório médico


Mais um fator essencial a considerar e que vai fazer toda a diferença na hora de realizar a contabilidade médica em Niterói RJ é quanto ao porte do seu estabelecimento. Em geral, novos consultórios e clínicas começam como microempresa ou empresa de pequeno porte.

Para saber em qual das duas o seu negócio pode se encaixar, é preciso prever qual vai ser o seu faturamento anual. Caso fature até R$ 360 mil por ano é uma microempresa. Já se faturar mais do que isso até R$ 3.600.000,00, então, é uma pequena empesa.


Mas e se você calcular de maneira errada o seu faturamento e sair daquilo pensado inicialmente? Não se preocupe, quando os empreendimentos faturam mais ou menos do que o previsto, o seu enquadramento como pessoa jurídica pode ser modificado.

O mesmo pode ser feito a medida em que a sua empresa crescer e, assim, passar de microempresa para pequena empresa e, futuramente, até mesmo uma grande empresa. Mais uma vez, um contador é o profissional que contribui com esse procedimento.


· Regime tributário


Empresas que são de pequeno porte ou microempresas podem optar pelo regime tributário Simples Nacional, uma modalidade simplificada de pagar impostos para o governo e manter-se em dia com o fisco. Isso porque todos os tributos devem ser pagos em uma única guia.


Esse procedimento torna o trabalho do setor financeiro da empresa muito mais simples, sem contar que com essa forma de pagar os impostos é possível obter descontos. O Simples Nacional, portanto, é uma forma do governo estimular novas empresas.


Afinal, sem o Simples Nacional, os tributos devem ser pagos todos de maneira separada, acarretando mais trabalho por parte dos funcionários. Isso costuma exigir um quadro maior de pessoa, então, com a simplificação é possível gastar menos com contratações.


No entanto, é preciso ter em mente que, embora o Simples Nacional seja realmente benéfico para muitas empresas micro ou pequenas, nem sempre é a melhor escolha. Isso vai depender das peculiaridades de cada empreendimento.


Desse modo, na hora de fazer a contabilidade médica em Niterói RJ é preciso levar isso em consideração. Ou seja, se o Simples Nacional é realmente a melhor escolha para o seu estabelecimento na área da saúde.


Contabilidade para clínicas e consultórios em Niterói RJ


Para saber se o Simples Nacional é o mais adequado para o seu estabelecimento, é preciso analisar a situação do seu negócio, o que, melhor do que ninguém, é o contador quem pode realizar essa tarefa. Mesmo assim, é possível ter algumas noções gerais.


Entre elas, que a forma simplificada de pagar tributos combina mais com empresas do setor do comércio com venda direta ao consumidor. Também é o sistema mais adequado se o estabelecimento conta com margens de lucros médias e altas.


E mais, para o Simples Nacional ser a opção ideal, o estabelecimento precisa ter custos baixos de operação. Da mesma forma, uma boa participação das despesas na folha salarial. E mesmo optando por essa modalidade, existem outras questões a se considerar.


Inclusive, quando se trata de consultórios e clínicas médias, como o Fator R. Isto é, um cálculo realizado, todos os meses, para identificar se o negócio será tributado no anexo III ou V do Simples Nacional.


Esse cálculo vai fazer com que a sua empresa pague mais ou menos impostos, de acordo com o gasto que se tem com a folha de pagamento.


Já quando o Simples Nacional não é a melhor escolha para microempresas e empresas de pequeno porte, existe o Lucro Presumido. Esse regime tributário é indicado para negócios com margens de lucro acima dos limites de presunção e baixos gastos operacionais.


Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real


Vale lembrar que, no Lucro Presumido, o governo define, para o cálculo dos impostos, uma alíquota de acordo com o lucro que se presume que elas tenham dito, como uma média, usando-se uma regra para várias empresas. E isso varia conforme o setor de cada negócio.

Dessa forma, o Lucro Presumido também costuma ser adequado para empreendimento com pouca participação nas despesas de folha salarial. E mais especificamente para empresas da área da saúde pode ser mais apropriado em alguns casos.


Isso porque determinados serviços médicos podem contar com uma alíquota reduzida para a base de cálculo dos impostos devidos. Por fim, embora não seja comum escolher, vale a pena lembrar que existe o Lucro Real.


Essa forma de pagar pelos tributos consiste no cálculo dos impostos devidos ao governo conforme o verdadeiro lucro que cada empresa teve. Isso quer dizer que é uma conta mais complexa e específica, o que exige uma equipe capacitada e dedicada a essa tarefa.


Além disso, o Lucro Real é obrigatório para os empreendimentos que faturam mais do que R$ 78 milhões por ano, ou seja, médias e grandes empresas. Essa modalidade é indicada quando as margens de lucro são baixas ou até há prejuízo e se os gastos de operação são altos.


Como você pode ver, são vários os detalhes que precisam ser analisados ao escolher o regime tributários. Por isso, é importante contratar um profissional especializado em contabilidade para médicos em Niterói RJ.


Como escolher contador para médicos em Niterói RJ


E como escolher a melhor empresa de contabilidade voltada para médicos em Niterói RJ? Esse é mais um cuidado de extrema importância que se deve ter ao abrir empresa. O mais adequado é pesquisar muito bem as opções na sua cidade.


Converse com amigos e conhecidos que conhecem empresas e profissionais da área, seja pela sua boa reputação ou mesmo por já terem contrato o seu serviço. Pela própria internet é possível conferir a reputação das opções disponíveis.


Tanto o site da empresa quanto sites que avaliam atendimentos em geral podem disponibilizar informações valiosas sobre a sua qualidade. Tudo isso ajuda na sua decisão, sendo que mais uma dica é optar por lugares com experiência no ramo da saúde.


Ou seja, uma contabilidade especializada na área de saúde em Niterói RJ. Além disso, hoje, há empresas que oferecem a contabilidade online para médicos, assim, os serviços são prestados de maneira remota. Uma forma eficiente de manter a sua contabilidade em dia.


Além da contabilidade digital para médicos, outra tendência é contratar uma empresa para cuidar do setor financeiro do seu estabelecimento. Assim, controle e planejamento financeiro, tarefas diárias e cumprimento da legislação trabalhista são alguns serviços prestados.


Ao ter em mente todas essas possibilidades, com certeza, fica mais fácil escolher a mais adequada contabilidade para clínicas médicas em Niterói RJ, de acordo com as necessidades da sua empresa.

0 visualização

Rua Doutor Borman, 23, sala 1017 - CEP: 24.020-320 - Centro - Niterói/RJ - Telefone: (21) 2620-2886 - E-mail: contato@dlgconsult.com - CRC:RJ-005484/O-4